Dicas Para Carros
O que fazer quando o pára-brisa quebra?
É comum na estrada uma pedra bater no pára-brisa e estilhaçar o vidro, deixando o motorista sem visibilidade. Se isso acontecer, conduza o veículo para o acostamento. Cubra o painel com um jornal (papelao ou toalha) e com um sapato e a mao protegida por uma flanela, vá batendo no pára-brisa até remover todos os fragmentos. Depois, com cuidado, retire o jornal e jogue fora todos os estilhaços. Limpe os resíduos do painel e dos bancos para nao se cortar. Entao, feche todos os vidros e siga -devagar- até o posto mais próximo. Lá, de uma boa aspirada no interior do veículo. Depois vá até a oficina ou revenda mais próxima para fazer a troca do vidro.
Manutençao preventiva.
Antes de viajar nao esqueça de verificar o seu carro. Fizemos uma lista com os serviços mais importantes a serem feitos antes de uma viagem: Fluido de reservatório do radiador; água do reservatório do limpador de pára-brisa; Palhetas de limpar o pára-brisa; Nível de óleo do motor; Filtro de óleo; Filtro de ar; Limpeza dos bicos injetores; Limpeza e ajuste do carturador; Pastilhas e lonas de freios; Estados dos pneus; Alinhamento; Balanceamento; Luzes de sinalizaçao e iluminaçao. A diferença entre uma boa viagem e uma viagem frustrada pode depender dessas simples verificaçoes. Um carro em dia com sua manutençao proporciona mais segurança para voce e para os outros.
O barato sai caro!
Economizar com alinhamento e balanceamento acaba fazendo com que os pneus se desgastem de uma forma incorreta tendo que trocar antes da hora. Também pode causar instabilidade no carro provocando acidentes; Economizar com fluido de radiador colocando apenas água faz com que todo o sistema de refrigeraçao fique corroído e sujo comprometendo o resfriamento e a durabilidade do motor; Nao completar o óleo é uma das formas mais fáceis de destruir um motor, a lubrificaçao deficiente ou óleo velho provoca atrito entre as peças móveis, troque o óleo e o filtro sempre como manda no manual do seu carro; Filtro de ar sujo faz seu carro andar menos, já que ele tem dificuldades de aspirar o ar, com esse esforço ele gasta mais combustível e pode admitir impurezas no ar diminuindo a durabilidade do motor; Nao limpas os bicos injetores do motor faz com que o motor ande menos, devido a mistura mais pobre o motor aquece e pode simplesmente fundir de uma hora para outra; Se as bastilhas de freios nao forem trocadas até seu limite as pinças que empurram as pastilhas vao encostar no disco fazendo com que seja riscado e destruído, podem provocar o travamento instantâneo das rodas e causar acidentes; Nao trocar as lâmpadas de iluminaçao queimadas pode causar acidentes, pois de noite é importante enxergar o caminho como também ser enxergado pelos outros motoristas. Carros com lâmpadas queimadas sao multados.
Dicas para deixar seu carro mais tunado.
Aplique insul-film; Monte seu hallmerter; Deixe os pneus sempre brilhando; Tire o emblema e a marca da concessionária; Faça uma coluna preta entre os vidros da porta.
Economise seu dinheiro protegendo os pneus do seu carro do desgaste irregular.
Alinhamento, rodízio, balanceamento e calibragem, sao serviços que devem fazer parte da manutençao periodica do veiculo para garantir a durabilidade dos pneus e segurança do seu carro. A falta de alinhamento de direçao é a grande causa de desgaste irregular na banda de rodagem. O recomendado e fazer alinhamento e balanceamento dos pneus a cada 10 mil quilometros, já o rodízio a cada 5 mil quilometros. O desgaste da parte inferior interna é a mais dificil de ser identificada pelo dono do carro, porém em uma oficina quando se levanta o carro pode-se verificar facilmente o estado dos pneus, as vezes eles já estao no arame e o motorista nao percebe. A calibragem deve ser correta, pois se estiver abaixo do normal o desgaste será nas bordas do pneu, e se estiver acima, o desgaste será no centro. A forma de conduzir o carro também interfere no desgaste do pneu, com arrancadas e frenagens bruscas, nao deixe para freiar em cima da hora, se o farol esta fechado vá diminuindo a velocidade suavimente, isso pode ajudar a economizar muito os pneus do seu carro.
Profundidade dos sulcos dos pneus.
Desenhados para escoar a água em contato com a banda de rodagem, os sulcos dos pneus devem manter uma profundidade mínima de 1,6mm. Abaixo dessa medida, passam a perder a aderencia quando em contato com o chao molhado ou em condiçoes de baixo atrito. Além disso, carros com pneus lisos estao sujeitos a multa na estrada. Alguns modelos de pneus vem com indicador de desgaste, em geral uma marca gravada ou marca de tinta na borracha. Por isso, nao se esqueça de fazer o rodízio de pneus a cada 10 mil km - para tornar o desgaste mais uniforme- e nao hesite em trocá-los quando estiverem gastos.
Como verificar a calibragem dos pneus?
Verifique a calibragem dos pneus semanalmente. Ela deve ser checada sempre com os pneus frios, de preferencia pela manha, no posto mais próximo de sua casa, assim que começar a rodar. A explicaçao é simples: quando o carro está em movimento o atrito da roda com o piso aquece os pneus. Isso aumenta o volume interno de ar e faz com que a pressao se eleve. Qualquer calibragem nessas condiçoes, vai apontar uma mediçao alterada.
Tirando o máximo proveito do motor.
Dirigir carro popular exige uma conduta diferente da usada em outros modelos. Com 1.000 cc, esses carrinhos exigem o uso excessivo do acelerador e frequentes reduçoes de marchas para acompanhar os demais veículos. Para extrair o máximo rendimento de um popular na estrada, mantenha sempre rotaçoes elevadas, esticando bem todas as marchas. Atualmente, a maioria dos populares equipados com injeçao eletrônica traz um dispositivo que corta a igniçao/alimentaçao quando a rotaçao atinge seu limite, evitando danos ao motor.
Como utilizar melhor os retrovisores?
Retrovisores servem para auxiliar em manobras, nas mudanças de direçao e para ver os veículos que vao ultrapassá-lo. Apesar de ter a mesma funçao, eles apresentam algumas diferenças entre si: os laterais, por exemplo, exibem os veículos em uma proporcao menor que a do central. Esta distorçao da imagem pode confundir o motorista na hora de avaliar a distância real em relaçao ao carro que vem atrás. Além disso, os espelhos laterais tem uma zona morta (campo visual neutro), que esconde o veículo de trás quando este se aproxima muito de seu carro, durante a ultrapassagem. Cuidado para nao ser surpreendido pelo outro veículo que passa ao seu lado quando decidir mudar de faixa.
Marcando sua posiçao na estrada.
Ver e ser visto é o código de segurança nas estradas. Está comprovado: manter os faróis acesos de dia, durante toda a viagem, ajuda a reduzir os riscos de envolvimento em acidentes. Muito mais que no trânsito, nas rodovias -onde se trafega em velocidades elevadas- é fundamental sinalizar todas as suas manobras. Sempre que for ultrapassar algum veículo acione a seta (pisca-pisca) e deixe-a ligada. Antes de passar por caminhoes e ônibus, de uma leve piscada de farol ou um toque na buzina. Em caso de chuva forte ou névoa, ligue a luz traseira de neblina para marcar a sua posiçao na estrada.
Dirigindo sob neblina intensa.
No inverno aumenta a incidencia de neblina nas estradas, principalmente durante a madrugada e parte da manha. Um recurso que alguns motoristas adotam é ligar o farol alto, mas em vez de ajudar eles só prejudicam a visibilidade. O correto é utilizar os faróis baixos, ou melhor ainda, apenas os faróis de neblina (se houver). Quando mais baixo for o foco, melhor será a visualizaçao da pista. Em alguns modelos, com regulagem elétrica de faróis, uma alternativa é orientar o facho na posiçao mais baixa possível. Nao esqueça de acionar também a luz traseira de neblina, se houver esse dispositivo em seu carro.
Combatendo o sono em viagens.
O sono é um inimigo dos motoristas. Ele costuma ser implacável nas viagens mais longas, quando se fica longas horas sentado, ao volante. Para combater o sono, faça uma parada a cada duas horas. Procure caminhar enquanto descansa. Lave o rosto e a nuca com água fria, depois tome um café e a seguir uma coca-cola (ambos sao estimulantes). Compre alguns chicletes para mascar enquanto guia; eles o manterao ocupado e acordado. Dirija com as janelas semi-abertas e oriente o fluxo da circulaçao do ar (sempre frio) para o rosto. Ligue o rádio e aproveite para movimentar as pernas nas descidas. Se tudo isso nao resolver, encoste o carro em um local seguro (posto ou hotel) e durma por algumas horas.
Como evitar imprevistos e acidentes?
Antecipar surpresas é outra regra fundamental nas estradas. Além de concentrar a atençao nas lanternas de freio dos veículos, procure olhar através dos vidros dos carros para ver o que acontece a sua frente. Fuja da traseira de caminhoes, ônibus ou furgoes, que obstruam a sua visao. Sempre que possível dirija sua atençao para ver o que ocorre a 500 metros ou um quilômetro adiante na pista. Além de se precaver de eventuais surpresas, voce terá tempo suficiente para sinalizar ou reduzir progressivamente a velocidade em caso de acidente.
Mantendo distância segura de outros carros.
Quando trafegar em rodovias mantenha uma distância acima de 40 metros em relaçao ao veículo da frente. Esse espaço é o que voce precisará para imobilizar seu carro numa frenagem de emergencia a 80 km/h. Rodando a 100 km/h essa distância sobe para mais de 60 metros. E assim progressivamente. Um meio mais prático para aferir a distância correta é manter dois segundos de diferença em relaçao ao carro da frente. Esse espaço pode ser calculado em movimento: quando o automóvel da frente passar por uma placa, conte 1001 e 1002 (equivalente ao tempo decorrido de dois segundos). Ao terminar a contagem, seu automóvel deverá estar cruzando o mesmo marco.
Como conviver com os caminhoes nas estradas?
Os caminhoes sempre foram um problema para os carros de passeio nas estradas. Quando nao estao se arrastando pelo asfalto, estao grudados na sua traseira, em alta velocidade, como se fossem jogar seu veículo para fora da pista. Por isso eles devem ser respeitados. Fique sempre de olho no retrovisor. Se um deles vier na sua cola, de logo passagem. Evite ultrapassar esses veículos durante as curvas e também nas descidas. Deixe para fazer isso apenas nas subidas. Redobre os cuidados quando for passar um comboio deles num aclive. Para nao perder velocidade, eles se lançam na faixa da esquerda subitamente, geralmente sem sinalizar. Nesse caso mostre sua intençao piscando sucessivamente o farol e acionando a buzina.
Evitando assaltos na rodovia.
Ao trafegar a noite por rodovias deve-se ficar atento aos assaltos. Quando precisar parar, faça-o em lugar seguro, como em postos de gasolina. Cuidado com pedras arremessadas de viadutos ou passarelas, ou mesmo pedras e tábuas com objetos pontiagudos colocados na pista. Se algum objeto atingir seu pára-brisa ou um pneu estourar repentinamente nessas condiçoes, nao pare o carro. Pode ser uma armadilha preparada por assaltantes. Continue rodando (em baixa velocidade) por alguns quilômetros até achar o posto de abastecimento ou de polícia rodoviária mais próximo. Um vidro ou um pneu estourado, com certeza, valem menos que uma vida.
O que fazer quando há animais na pista?
Quando se viaja é comum o motorista ser surpreendido por animais na pista e ter de fazer uma manobra arriscada para nao atropelá-los. As vítimas mais frequentes sao os cachorros, que costumam ter reaçoes imprevisíveis ou voltar ao ponto do qual partiram. Ao avistar um cachorro no acostamento, reduza a velocidade e sinalize para os carros que vem atrás, pois é bem provável que cruze a sua frente e voce tenha que frear bruscamente. O mesmo procedimento deve ser tomado em relaçao a gado e cavalos. Nesse caso, passe sempre por trás do animal. Explicaçao: eles tem reaçoes mais lentas e demoram para mudar de direçao. Uma batida contra um cavalo pode destruir um veículo e vitimar fatalmente seus ocupantes.
Como proceder em acidentes!!
Dois carros acabam de colidir alguns metros a sua frente. Feridas e zonzas, as vítimas ficam dentro do carro, sem reaçao. Como proceder? Primeira providencia: sinalize o local. Acione o pisca-alerta ou coloque galhos e triângulo de segurança junto a pista, a cerca de 100 metros de distância, para chamar a atençao dos veículos e evitar outros acidentes. Peça para algum motorista acionar -pessoalmente ou pelo celular- a polícia ou a equipe de resgate. Nao tente remover as vítimas, principalmente se estiverem presas as ferragens. Tentar retirá-las do carro, pode agravar ainda mais os ferimentos. Uma costela ou osso rompido pode perfurar algum outro órgao e provocar até a morte da pessoa.
Como acionar e ajudar a polícia rodoviária?
O telefone celular pode ser um grande aliado nas estradas, auxiliando nao só no caso de quebra mecânica como também na comunicaçao de ocorrencias e acidentes. Enchentes, desmoronamentos, colisoes, assalto, presença de animais na pista e até casos de direçao perigosa podem ser comunicados ao posto de comando da concessionária da rodovia ou a polícia rodoviária através dos números de telefones de emergencia, divulgados por placas afixadas ao longo da pista.
Cuidados ao usar carros com air bag.
O air bag sozinho nao faz milagres. Para ser eficiente ele precisa ser utilizado em conjunto com os cintos de segurança. Quando dirigir um carro com air bag, evite portar objetos cortantes ou perfurantes nos bolsos da camisa, como chaves, canetas, óculos etc. Em uma eventual colisao, o choque da bolsa de ar contra o corpo, pode provocar sérios ferimentos. O mesmo vale para os fumantes. Nesse caso, além do risco de engolir o cigarro ou o charuto e sofrer queimaduras, a brasa pode furar a bolsa inflável, impedindo-a de amortecer o impacto do corpo contra o volante.
Como atravessar locais alagados?
Quem já nao ficou retido em um alagamento? Antes de colocar o carro na água, verifique as condiçoes e a distância a ser atravessada. Só cruze o local se o nível da água estiver abaixo da metade da roda. Mesmo assim é preciso muito cuidado. Engate a primeira marcha e mantenha aceleraçao constante, sem tirar o pé do acelerador, para a água nao entrar no sistema de escapamento. Durante a travessia ande bem devagar. Se correr, há o risco da água ser lançada para dentro do cofre e gerar uma pane no sistema elétrico, fazendo o motor apagar. Outro risco mais sério: o bocal do filtro de ar pode sugar essa água para dentro dos cilindros e provocar um calço hidráulico, travando os pistoes e danificando irremediavelmente o motor.
Enfrentando temporal na estrada.
Copas de árvores se agitando de um lado para outro é sinal de ventos fortes. Reduza a velocidade na estrada e fique preparado para surpresas. Seu carro pode ser envolvido a qualquer momento por uma tempestade, chuva de grazino ou vendaval. No início, as gotas de chuva se misturam a poeira do asfalto e deixam o piso bastante escorregadio. Quando caírem os primeiros pingos de água acenda os faróis e acione os limpadores de pára-brisa. Se a tormenta se intensificar evite estacionar no acostamento. Procure um local seguro, como uma área de descanso para parar o carro. Atençao: os vendavais costumam jogar galhos na pista e provocar danos aos veículos.
Como evitar embaçamento dos vidros?
O embaçamento dos vidros costuma ser um problema em dias de chuvas fortes ou muito frios. Ele ocorre devido a grande diferença entre as temperaturas externa e da cabine do veículo. Para melhorar a visibilidade feche todos os vidros, ligue o ar-condicionado e acione o desembaçador elétrico traseiro. Nos modelos sem esses equipamentos, a recomendaçao é abrir um pouco os vidros e deixar o ar externo circular pelo carro. Se isso nao estiver resolvendo, pare num posto e compre um líquido desembaçante. Com um pano macio, aplique um pouco desse produto nas partes interna e externa dos vidros. Voce perceberá que a visibilidade irá melhorar.
Como reduzir os efeitos da aquaplanagem?
Uma situaçao muito comum nas estradas em dias de chuva é o acúmulo de água sobre a pista. Quando o carro passa em velocidade sobre essas poças gigantes, se forma uma pelicula de água entre a roda e o asfalto e o pneu perde momentaneamente o contato com o piso, deixando o carro descontrolado. Quando for surpreendido por uma situaçao dessas, mantenha a direçao firme e evite frear, apenas tire o pé do acelerador. Logo voce sentirá a direçao voltar para seu controle.
Um comentário:
Excelentes dicas, parabéns!
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